domingo, maio 21, 2017

BMW Ultimate Experience

Graças ao Nuno Silva tive conhecimento deste evento, pareceu-me muito pouco divulgado, talvez por o objectivo ser acima de tudo, uma operação de charme por parte da marca. Por acaso estava um bocado desconfiado, o Nuno disse-me que íamos poder conduzir os maquinões da BMW na pista, mas até lá chegar e me aperceber que era verdade, sempre pensei que podíamos ir como penduras e um condutor mostraria-nos os carros e nada mais que isso. Chegando lá fazemos o registo para conduzir os carrões, numa sala onde a concentração de raparigas bonitas estava fora de escala, e ainda por cima com um catering maravilhoso, que mais um homem pode pedir? Motores, mulheres e comida, isto quase é a definição de paraíso.

Depois de um breve briefing, lá fomos para as experiências de condução. A primeira talvez tenha sido a que gostei mais, consistia em conduzir um carro em que as rodas traseiras tinha uma cobertura de plástico, o que simulava a condução em gelo. A primeira tentativa foi feita com o sistema de condução segura activa, ou seja o próprio carro detectava que estava a entrar em derrapagem e compensava, notava-se claramente que estava  acontecer algo que não controlávamos. A segunda tentativa foi mais gira, sem qualquer ajuda activa, entrei à campeão com o instrutor a dizer para eu acelerar e lá fiz um peão. Mas aprendo rápido, na segunda e principalmente na terceira curva que era apertada a fazer contra brecagem lá segurei o carro num drift digno. E depois de todo o meu grupo fazer o exercício e ter sido dos poucos que consegui fazer ainda mais orgulhoso fiquei, só tive foi pena de ter só duas tentativas, porque quando lhe estava a pegar o jeito tiraram-me o brinquedo. Só me apeteceu por o carro a fazer 360º contínuos até cheirar a plástico queimado.

A segunda prova foi um pequeno circuito com pinos, cujo um carro começava de um lado e o outro do outro, o objectivo era perseguição durante uma volta, quem acabasse primeiro a volta ganhava. Não posso dizer que me correu propriamente bem, apesar de ter sido mais rápido, enganei-me no ponto de paragem e fui desclassificado. Mais uma vez precisava de fazer uma outra vez para que me corresse como eu gostaria.


Para finalizar o conjunto de provas do pacote faltava a prova de pista. Uma volta com um piloto a explicar-nos a pista, mais duas voltas a sério e uma de arrefecimento. As indicações foram valiosas, deu naqueles poucos minutos para aprimorar a maneira como atacava as curvas, perceber alguns pequenos erros que cometia, especialmente quando fechava a trajectória cedo demais. Contudo fiquei com a sensação de sabor a pouco, senti que o carro estava totalmente estrangulado, para não falar que é um carro um bocado pesado e demorava um pouco a responder. Para complicar ia no meio do pelotão e apesar de em alguns momento ter dado espaço ao carro da frente andava sempre a ser travado porque não me era permitido ultrapassar o carro da frente.


Depois fui 'namorar' as motas, como não tenho carta de mota não pude ir experimentar as motas, deu para me meter em cima delas. Fiquei impressionado com a altura de algumas motas, mesmo tendo as pernas relativamente grandes, em algumas motas só chegava com as biqueiras ao chão, para não falar no peso que era superior a 200kg.


Por fim um passeio no exterior num X5, eu queria o X6 mas já estava escolhido. Queria experimentar um todo terreno, perceber a sensação de conduzir um "tanque de guerra". Fiquei muito surpreendido com o poder de resposta daquele monstro, para além de ser um prazer conduzir algo tão grande, em cima disso ainda acelerava como um cavalo acabado de picar. Como tínhamos um carro que ia a nossa frente e nos ia dando indicações do transito via rádio sabíamos sempre quando podíamos acelerar. Frente ao autódromo naquela recta ainda dei 180km/h com aquele bicho, impressionante. Foi uma experiência mesmo muito agradável, gostaria de repetir nos próximos anos.

Sem comentários: