quinta-feira, março 09, 2017

Sonata Artica - Lisboa ao Vivo 2017

Os Sonata Artica é uma banda que sigo há vários anos, e apesar da setlist que traziam para esta tour não ser a que eu escolheria se pudesse, não queria perder a oportunidade de os ver ao vivo. As bandas de suporte não as conhecia até uns dias antes do concerto quando fui ouvir as setlists, e confesso que não fiquei muito impressionado, nos últimos tempos foram as piores bandas de suporte que ouvi (não podemos ter sempre a sorte de ter bandas de suporte como os Accept). A primeira banda a actuar foram os Triosphere. Tecnicamente muito competentes, desde as guitarras, ao baixo e à bateria gostei muito, bons desempenhos. Agora quanto à música, tudo me parecia muito igual, todas as músicas muito idênticas e a voz da cantora, que era também a baixista, nada de especial, ou pelo menos não demonstrou nada. Fica uma menção honrosa à última música do concerto a Heart's Dominion, que a espaços até me fez recordar os Epica.


Passando para a segunda banda, os Striker. Acho que o nome da banda não poderia ser melhor escolhido, comparando a uma equipa de futebol, parecia que só tinha atacantes, só com vertigem atacante totalmente desequilibrada. Lá está, é só a minha opinião, mas para mim a música tem de ser um conjunto de notas, acordes, que juntos estejam em harmonia, claro que as músicas têm de ter uma componente forte, geralmente os refrões, mas também de ter momentos que preparam o climax. Mesmo bandas como os Dragon Force, que são um exemplo acabado do que é speed metal, conjugam muito bem estes momentos no decorar de uma música.


Quanto ao concerto dos Sonata Artica não desiludiu em nada, talvez por ir com as expectativas mais baixas, o concerto surpreendeu-me pela positiva, óptima prestação em palco, com o som muito bem afinado. Devo dizer que o espaço do Lisboa ao Vivo, não me agrada muito a nível sonoro, já quanto lá vi Kamelot achei que o som estava péssimo, e neste concerto voltei a achar que as bandas tiveram imensas dificuldades em afinar o som, mas os meus parabéns para a equipa dos Sonata Artica que conseguiram o melhor som das 6 bandas que já lá ouvi.

As músicas que mais queria ouvir eram as mais clássicas, especialmente a FullMoon, contudo, para mim o momento alto da noite foi a Tallulah, simplesmente divinal a interpretação desta música. Do novo álbum gostei da Life e We Are What We Are.


E para acabar em beleza, finalmente levei um troféu para casa, uma das baquetas dos Sonata Artica. Ao fim de tantos concertos finalmente uma vem ter comigo, sim porque foi lançada praí 2 metros ao meu lado, só que aquela quantidades de mãos que a tentaram agarrar fizeram-na ressaltar mesmo para os meus braços, onde ficou presa entre o meu antebraço e o meu peito, quando olhei até meio incrédulo e reparei que a tinha agarrado. Probabilisticamente já estava na altura de ser bafejado pela sorte.


Sonata Arctica Setlist Lisboa ao Vivo, Lisbon, Portugal 2017, The Ninth Hour World Tour

1 comentário:

zedascouves disse...

É verdade que não procuro estes concertos, mas só sei que cá vêm quando vejo os teus posts pós concerto. Como é que te mantens informado sobre estes espectáculos?