segunda-feira, janeiro 02, 2017

São Silvestre Amadora 2016

Acabar bem o ano é acabar o ano a correr, especialmente a São Silvestre da Amadora. Este ano senti pela primeira vez que tornaram a corrida mais comercial, muito mais gente do que era habitual, muito maior a divulgação, muito maior o marketing. Com isto acho que o nível dos participantes piorou, por norma era uma corrida que havia muita gente a fazer muitos bons tempos, apesar da dureza do percurso, este ano o início foi chato com aquelas pessoas que pouco correm a quererem ir lá para a frente e a estorvar quem quer começar a correr mais rápido logo desde o início.

O percurso voltou a ser idêntico ao que era há 5-6 anos atrás com pequenas variações que tornaram o percurso o mais duro de todas as vezes que fiz esta corrida (e esta já foi a 7ª vez). Apesar de haverem coisas que mudam há outras que ainda bem se mantêm iguais, o apoio do público constante ao longo de toda a prova é impressionante, e é o que essencialmente me leva anos após ano a fazer esta prova.

Ao quilómetro 1.4 o ponto alto da minha carreira de corredor, passei pela Rosa Mota, e ali estava a nossa medalhada olímpica a sorrir depois de eu lhe dizer que já tinha ganho aquela prova só por estar ali a correr ao lado dela. Segui caminho naquele sobe e desce constante, a temperatura que era fria ao início estava agora perfeita para o esforço que estava a fazer.

Depois do Ironman relaxei um pouco os treinos, fazendo só manutenção, já não corria a ritmos tanto intensos durante tanto tempo desde os meus treinos para o Ironman. Se ao início tinha ideia de fazer 42 minutos, o tempo final de 41 minutos deixou-me bastante satisfeito, ainda para mais depois da dureza daquele percurso e de ter estado com ataques de asma durante a semana. O que me impressionou foi novamente a Rosa Mota, ultrapassei-a cedo na corrida mas no final só perdeu 1m30s para mim, ela que tem quase 60 anos e é mulher, fiquei mesmo impressionado. Provavelmente se fosse uma corrida menos acidentada, em que as mulheres geneticamente têm menos capacidade para as subidas, teria sido difícil acabar a esta distância dela, se é que não acabaria junto.


Sem comentários: