quarta-feira, outubro 26, 2016

Kamelot no Lisboa ao Vivo

Foi a primeira vez que fui assistir a um concerto no armazém Lisboa ao Vivo. Se a nível de aspecto se parece por exemplo com o Incrível Almadense, a nível sonoro é um pouco pior, não sei se pela má colocação das colunas, pelo tipo de isolamento, nomeadamente do tecto em chapa, sei que o som não me pareceu muito bom.

Já que comecei a falar pelo som, quando entrei ainda estava pouca gente e acabei por ir lá para a frente para ao pé do palco, fiquei mesmo frente às colunas...estúpido...via bem, mas sem tampões aquilo estava agressivo, ao fim do concerto da primeira banda tive de andar duas filas para trás. 

Falando então da primeira banda os Withem, ouvi pela primeira vez 2 dias antes do concerto e até me pareceram bem. No entanto ao vivo não foi assim tão bom, mega simpáticos, boa interacção com o público, mas pior que uma mulher a cantar gutural é ter um homem a guinchar constantemente como se tivesse entalado algo no feixe das calças. Conheci-os mas não fiquei fã e não vou perder muito tempo a seguir a sua carreira. Este era o último concerto desta tour, e sendo o último concerto normalmente acontecem sempre brincadeiras extras. Qunado tocavam a última música entram em palco os bateristas dos Aeverium e dos Kamelot e começam a roubar pratos ao baterista. Como acharam que ele se estava a safa ainda lhe roubaram uns tambores, a actuação dos Withem acabou assim no meio de risadas e brincadeiras.


Avançando o espectáculo de seguida vinham os Aeverium. Também ouvi pela primeira vez esta banda 2 dias antes, e também me pareceu bem, neste caso foi uma confirmação que eram bons e para dizer a verdade ainda gostei mais deles ao vivo que quando ouvi os vídeos no youtube. Têm uma sonoridade muito própria, em alguns momentos devido ao som mais electrónico, digitalizado, com uma voz mais melódica e outra mais agressiva até me podem fazer lembrar Linkin Park ou Amaranthe, mas sem dúvida que se voltar a ouvir músicas deles os reconhecerei. 

A voz masculina era especialmente boa, com um aparelho respiratório considerável e uma dinâmica em palco soberba, boa comunicação, boa atitude, a dar tudo o que tinha. A voz feminina era afinada sim, mas lá está, num aparelho respiratório pequenino é difícil aguentar as notas. Para além disso era mais tímida e a interacção com o público ficou sempre a cargo do elemento masculino. A brincadeira do rouba baterias virou-se agora contra os Aeverium, além de roupa interior a voar pelo palco dos elementos dos Withem, o baterista dos Aeverium ficou praticamente sem bateria, só com 2 pratinhos e 2 tamborzinhos. Nisto o vocalista virou-se - "É pá mas a gente ainda quer tocar mais 1 música, desta vez esta não era a última, não querem devolver qualquer coisinha só para desenrascar?". Muito boa actuação, voltem para comer a nossa deliciosa comida como disseram, e já agora para tocarem outra vez.


Faltavam os Kamelot como prato principal. Mal começa o concerto apercebi-me logo que o som estava mal configurado, a bateria super alta a voz super baixa mal se ouvia, acho que durante o concerto ainda tentaram corrigir isso, mas mesmo assim achei que todo o concerto não estava com o som muito bem afinado o que foi desde logo uma pena.

A set list do concerto foi aquela que esperava e que era do meu agrado, gostava de quase todas as músicas. Mas sem dúvida que a que me dizia mais era a velhinha "Center of the Universe", ouvir esta música ao vivo só não foi o máximo por causa das afinações do som, mas mesmo assim é das músicas que mais gosto.



Gostei também que em certas músicas os vocalistas dos Aeverium tenham participado, acrescentou mais poder à parte vocal. Uma óptima opção foi substituírem a voz da Alissa White-Gluz nas músicas onde ela participava no album pela voz da vocalista dos Aeverium, está bem que a voz de uma não tem nada a ver com a voz da outra, mas para mim é preferível a ter uma voz gravada por trás. Tenho ainda de realçar a música "Forever", uma música que em album tem 4 minutos, no concerto foi tocada durante mais de 15 minutos, devido à interacção com o público que foi mais uma vez mega para os artistas, aquele refrão foi cantado vezes sem conta, primeiro a pedido e depois de uma forma natural por toda a gente dentro do armazém. Com este público todos os artistas que passam por cá só podem querer voltar, às vezes podemos não ser muitos, mas sem dúvida sabemos acarinhar e reconhecer o bom trabalho das bandas.


Kamelot Setlist Lisboa ao Vivo, Lisbon, Portugal, Haven World Tour 2016

Sem comentários: