sábado, janeiro 02, 2016

São Silvestre 2015

O último dia do ano é sempre sinónimo de São Silvestre da Amadora, a melhor prova de estrada do país por toda a sua envolvência e pela altura do ano em que é. Não é à toa que esta prova é uma das mais competitivas do panorama nacional, são sempre grandes tempos os dos vencedores (quase sempre abaixo dos 30 minutos) ainda por cima olhando às dificuldades do percurso, o que torna muito difícil mesmo para os profissionais, a obtenção de bons resultados.

Este ano fomos bafejados pela sorte, foram raras as edições em que participei e que não estava a chover, e além de não chover a temperatura estava bastante amena, melhor não podia pedir. Como disse ao Pre antes da corrida, não tinha grandes objectivos, não tinha treinado especialmente para a prova a seguir à meia maratona dos Descobrimentos, e a época do ano é propicia a abusos, por isso seria uma prova para me divertir.

A prova começou logo com uma queda no início do pelotão, tudo a parar, uma grande confusão, para conseguir fugir aquilo fui para a faixa contrária e acelerei um pouco o passo para me livras da confusão e conseguir correr sem limitações. Como é meu habito estiquei logo um bocado no início, tentando ganhar logo alguma margem de tempo, se rebentasse paciência mas ia tentar dar o máximo. Após o 1º quilómetro começava a grande dificuldade da prova, dois quuilómetros sempre a subir. Com alguma sorte apanhei a lebre certa e consegui manter um ritmo bom subida acima, estava com um bom tempo apesar do desgaste e tentei seguir com a minha lebre, os quilómetros foram passando sempre a um ritmo inferior a 4min/km, está tudo doido, pensei eu na altura.

Por volta do 6º quilómetro, na última parede da prova, não consegui seguir com a lebre, mas tentei ao máximo manter aquele atleta em linha de vista para não quebrar totalmente. À passagem do 8º quilómetro estava com 32 minutos, teria de fazer uma média de 4min/km nos últimos 2 quilómetros para baixar novamente dos 40 minutos numa prova de 10kms. Como sabia que os últimos 500 metros eram em subida, não muito acentuada mas que iriam baixar o ritmo, sabia que até lá tinha de aproveitar a descida para ganhar alguma margem de tempo. Entrei nos últimos 500 metros com 37m30s, tinha 2m30s para fazer aqueles últimos 500 metros, não estava à vontadinha, mas também não era nada do outro mundo.


Consegui acabar com 39m47s, apesar do tempo oficial ser de 40m07s porque a organização não tem sensores de partida e não desconta o tempo entre o tiro de partida e a altura que efectivamente começamos a correr. Óptimo registo e dada a dureza da prova deveria obrigar-me a partir de agora a fazer abaixo de 40 minutos em todas as provas de 10kms. Uma palavra ainda para o Nuno Silva que sem grande treino conseguiu bater o seu record aos 10kms, espero que ele para o ano tenha como objectivo baixar dos 50 minutos, e se ele quiser ofereço-me para fazer de lebre para ele, deixo-te aqui o desafio.


Dados da minha prova:
  • Tempo final: 39m47s
  • Velocidade média: 15.08 km/h
  • Tempo médio por quilómetros: 3m58s/km

Sem comentários: