segunda-feira, março 23, 2015

Meia maratona de Lisboa

Depois de ontem ter descarregado a minha fúria em relação à organização da prova hoje vou falar da prova em si. Esta meia maratona de Lisboa não estava nos meus planos iniciais por isso acabei por chegar à prova com alguma carga de treino, mais do que se recomendaria se quisesse fazer um bom tempo de prova. De qualquer modo a minha ideia era começar a correr a uma velocidade que me desse para bater o meu record e no final logo se veria.

Como no primeiro quilómetro perdi imenso tempo graças à confusão até chegar à avenida de Ceuta apertei um pouco o passo de modo a recuperar o tempo perdido. Consegui recuperar o tempo e aos 7kms (1/3 da prova) estava com 29 minutos, ou seja dava para um tempo final pouco acima de 1h27m. Aos 10kms estava com 42 minutos, ou seja ainda estava 30 segundos abaixo do tempo mas tinha perdido metade da minha margem em 3kms.

Se a temperatura estava boa até aí, mais ou menos por volta dessa altura as nuvens começaram a desaparecer e comecei a sentir algum desconforto com o calor, tanto ao nível do tronco como nos próprios pés, os meus ténis novos são bastante quentes e estava a começar a ficar com bolhas. Aos 14kms (2/3 da prova) já estava ligeiramente acima de 1 hora de prova, nessa altura percebi claramente que já não estava com pernas para aumentar o ritmo, que o cansaço acumulado dos treinos tinha deixado as suas marcas.

Nessa altura passou um grupo de corredores do Atibá tentei segurar a corda deles de modo a não morrer até ao final. Lá fui aguentando protegido do vento atrás deles só focado em conseguir seguir aquele ritmo. No último quilometro tentei sair do grupo com um pequeno esticão, mas estava mesmo sem forças, saí mas não me consegui distanciar mais de 5 segundos. Acabei a prova algo amassado ainda distante do meu objectivo, mas nesta altura da época foi o melhor que consegui fazer.


Dados da minha prova:
  • Tempo final: 1h32m45s
  • Tempo médio por quilómetros: 4m23s /km
  • Velocidade média: 13,65 km/h

Sem comentários: