segunda-feira, outubro 06, 2014

Maratona de Lisboa 2014

Vou começar um bocadinho antes da maratona, mais propriamente na 2ª feira antes da prova. Fui jogar futebol e a correr sozinho sem estar com a bola ou alguém por perto, senti uma dor aguda forte na zona abdominal inferior, agora vejo que é uma dor idêntica à que tive no início do ano. 

Nessa altura entrei na 1ª fase, a negação - "Isto não é nada é só um mau jeito amanhã já estou bem" - na 3ª feira de manhã acordo ainda com a dor, entro na 2ª fase, a esperança - "A corrida é só domingo até lá recupero" - na 6ª feira entrei na 3ª fase, a resignação - "Ok, não vai dar para fazer a prova...".

No domingo acordei cedo, tinha deixado o equipamento todo preparado no sábado à noite, estava com dores mas decidi ir fazer a prova de qualquer maneira, fosse para fazer 1km fosse para fazer a prova toda, pelo menos ia tentar. Saio de casa e começo a dar umas corridinhas até ao local da partida...péssimas sensações, a andar doía-me, a correr a dor era mesmo aguda, pensei que ia dar só volta a Cascais e acabava logo ali a prova.

Começa a corrida e nos 3 primeiros quilómetros dentro de Cascais as sensações eram boas, pensei pela primeira vez que tinha hipóteses de acabar a prova. Aos 10kms passei com 53m30s, não estava mal, estava a fazer uma média que me possibilitava melhorar o tempo do ano passado. Quando estava dentro do quilómetro 12, as dores começaram a vir com mais força, passando da zona abdominal para a virilha, passou a bandeira das 4h por mim, passou o Bruno Martinho por mim e eu sem capacidade para seguir porque estava a ficar com dores incómodas. Tive de diminuir muito a velocidade e aí comecei a ver que dificilmente iria aguentar até ao final, passa o Zé Correia por mim em Oeiras e eu cada vez mais incapaz de seguir. À chegada de Caxias disse para mim mesmo que ia fazer até à meia maratona e se nessa altura estivesse com mais de 2h que não valia a pena continuar, ia fazer pior tempo que no ano passado e podia agravar a minha lesão.

Ao passar pela Cruz Quebrada já ia com 2h, passa o Sérgio por mim e ainda me pergunta se precisava de algo, disse-lhe para seguir que eu ia parar em Algés e vinha de volta para casa de comboio. Ao passar a meia maratona ia com 2h05m, daí até Algés foi seguir a trote agarrado à zona abdominal. Nessa altura passou o Pedro e o Edgar por mim a um ritmo muito certinho, aliás tenho de dar o parabéns ao Pedro, o ritmo dele foi exactamente igual na primeira e segunda metade da prova, grande capacidade de controlo.
Foram ainda 22 quilómetros que fiz, fiquei super triste porque tinha feito uma boa preparação, estava a fazer bons tempos, este ano tinha tido bons resultados e sentia que ia conseguir um dos objectivos desta época que era na maratona aproximar-me das 3h30m. De qualquer forma fiz o meu melhor, mesmo limitado tentei, mais não podia ter feito, a única coisa que vou fazer diferente a partir de agora é quando tiver provas importantes nessa semana não vou aos jogos de futebol. Agora é recuperar e tentar estar bem para daqui a 3 meses na S. Silvestre da Amadora, se recuperar vou tentar num percurso difícil como é a S. Silvestre da Amadora fazer um tempo a rondar os 40 minutos.

Sem comentários: