domingo, março 10, 2013

Oh Meu Deus 20km - Vila de Rei

Quando vi os tempos dos anos anteriores, em que os vencedores do OMD Vila de Rei, acabavam sempre com mais de 2h e o 10º lugar chegava a rondar as 2h30m não percebi bem como era possível fazer 20km tão lentos. Não sabia mesmo o que me esperava.

Tivemos uma sorte enorme com o tempo, choveu toda a noite, parou pouco antes da prova e mal acabámos a prova desatou a chover novamente.


A prova começou-me muito bem, correr rápido no leito de riachos, lama lama e mais lama, uma primeira grande subida mas ainda estava muito perto da cabeça da corrida e sentia-me bem e solto. A meio da descida por volta dos 4km faço uma entorse dolorosa, paro de imediato, tento controlar a dor e seguir, mas quando tento retomar vi que tinha estragado a corrida a dor estava forte e percebi que me iria acompanhar durante o resto da prova. Sempre que descia e estava a direito corria a coxear a muito baixa velocidade, a ponto de ter feito subidas mais rápido que descidas.

Uma das partes mais belas da prova, o 2º ponto mais alto a que chegámos, onde a parte final teve de ser feita inclusivamente em escalada e a descida ainda mais complicada, extremamente técnica com uma parte em rapel. As dores eram tantas que não consegui aproveitar a vista, só queria manter-me concentrado para não cair, mesmo assim voltei a torcer o pé na parte do rapel.


Até ao final foi sofre muito, mas mesmo muito, devido a estar a compensar com a perna direita a entorse no pé esquerdo, o joelho direito começou-me a doer. Cheguei ao final todo torto, bem atrás do Bruno que me passou logo quando fiz a primeira entorse e um pouco antes do Edgar e do Pre. Devo dizer em relação à organização que foram fabuloso, o trilho espectacularmente escolhido, extremamente bem assinalado, super profissionais, bons abastecimentos, bom prémio de presença, 5 estrelas.

Em relação ao tempo foi miserável, 2h40m, quero voltar a fazer o OMD Vila de Rei, acredito que sem entorse consiga fazer menos 20 minutos do que fiz, tenho de voltar para a próxima edição da prova para me 'vingar'.

Sem comentários: