segunda-feira, outubro 15, 2012

Pavia 200

Foi a primeira vez que participei num evento dos Randonneurs e tenho que em primeiro lugar elogiar a simpatia e boa disposição de toda a organização. Quanto à prova em sim, foi dura, muito dura, acho que nunca tinha sofrido numa prova durante tanto tempo, posso dizer que metade da prova foi feita mesmo em piloto automático tentando esquecer as dores e desconforto.

Comecemos pelo princípio, eu com a minha bicicleta de BTT com pneus finos pensei que não estava em grande desvantagem em relação aos meus amigos que iam com bicicleta de estrada, tentei sempre manter o ritmo vivo sem me desgastar muito (pensava eu) para não empatar os meus 2 companheiros de viagem. Por volta das duas horas de prova já tínhamos percorrido 60kms do total de 215km, o ritmo era bom, aliás bom demais, o meu objectivo era fazer 20-25km/h. O Pre ao aperceber-se do ritmo demasiado forte até pediu para pararmos um pouco propositadamente para me obrigar a descansar.

Por volta do quilómetro 80 apanhámos a primeira subida mais a sério e aí apercebi-me do meu mau estado, as coxas começaram a ficar cheias de ácido láctico provocando-me dores constantes. Ao chegar a Pavia ainda íamos com uma boa média, cerca de 4h para percorrer 102kms. Em Pavia estive 15 minutos com as pernas para o ar o que aliviou bastante, as dores passaram e os músculos ficaram mais relaxados.


Consegui fazer mais 40 quilómetros sem grandes dores mas elas estavam de volta e ainda faltavam 75 quilómetros para o fim. Cheguei a pensar que não ia conseguir concluir pois a cada pedalada parecia que estavam a prensar as minhas coxas, se não fosse o Pre e o Guilherme aos quais peço desculpa por  os ter atrasado e agradeço a força que me deram, teria muitas dificuldades em concluir e demoraria muito mais tempo.

No final foram pouco mais de 10 horas de tempo gasto, muito perto das minhas melhores expectativas antes de começar a prova. As próximas provas que participar deste tipo, e são todas com distâncias ainda maiores, tenho de reformular a estratégia, arranjar uma bicicleta de estrada ou controlar melhor o ritmo inicial não me deixando ir em loucuras e ingerir mais sais de forma a minimizar os efeitos do ácido láctico. Fica aqui um pequeno vídeo da prova:

Sem comentários: