segunda-feira, fevereiro 20, 2012

20Km Cascais 2012 - Resultados

Após o ano passado ter ficado perto do meu objectivo que era fazer os 20km em menos de 1h40m, este ano estava apostado em cumprir esse objectivo. A minha preocupação inicial era o facto de estar constipado, estava entupido e com bastante expetoração o que não facilitava nada a respiração. O dia estava excelente para a prática de atletismo, um sol radiante com uma temperatura amena que não chateava, nem com frio nem com calor.

A prova teve um percurso ligeiramente diferente do ano anterior que até o achei um pouco mais complicado porque em vez de ter uma recta a uma dada altura, fazia um desvio onde era uma descida seguida de uma subida, tirando isso era exactamente igual.

Tempos de passagem:
  • 2km - 10m15s (5m08s por km) - estava extremamente lento, costumo começar as corridas mais forte e bem sei que até aos 2km era praticamente sempre a subir mas tinha de aumentar o passo. A decisão era tentar bater os 1h40m ou então estoirar a tentar, mas não valia a pena continuar aquele ritmo.
  • 5km - 24m35s (4m47s por km) - tinha aumentado um pouco o ritmo aproveitando uma descida acentuada e já estava 25 segundos abaixo do tempo de passagem para o meu objectivo, contudo e curiosamente ainda estava mais lento que no ano anterior no mesmo ponto de passagem.
  • 7km - 34m10s (4m48s por km) - Continuava a conseguir manter o ritmo sem sentir grande desgaste e já estava a respirar bem melhor, muito mais desentupido.
  • 10km - 48m35s (4m52s por km) - Meio da prova, estava com um tempo ligeiramente superior ao que faço em provas de 10km, e 1m25s abaixo do tempo de passagem que necessitava, nesta altura só se desse o estoiro mesmo é que não conseguiria cumprir. Tive esse medo porque ainda estava a meio, mas era tentar continuar ao mesmo ritmo o máximo de tempo que conseguisse.
  • 12km - 58m05s (4m50s por km) - Nesta altura começou-me a doer ligeiramente o joelho esquerdo, e para quem conhece o locar estávamos a chegar ao Guincho e há sempre um forte vento na direcção Guincho-Cascais. Então decidi controlar um pouco o esforço até dar a volta no sentido de Cascais e apanhar o vento pelas costas.
  • 15km - 1h12m50s (4m55s por km) - Já tinha passado a parte mais complicada, apesar de ser ligeiramente a subir o vento pelas costas era uma bênção e estava a sentir-me bem, só faltava 1/4 da prova e agora era dar tudo.
  • 18km - 1h27m30s (4m43s por km) - Nesta altura senti-me bem também a nível psicológico, comecei a ultrapassar pessoas que tinha visto anteriormente a passarem por mim e algumas delas até rápido que estavam a começar a andar nas subidas. A partir daqui era sempre a descer até à meta, estava garantido o cumprir do objectivo.
  • 20km -1h36m31s (4m31s por km) - Devo dizer que a primeira vez que olhei para o relógio depois de chegar nem acreditei bem no tempo. Os últimos 2 km senti que estavam a ser feitos bastante rápidos, eram sempre a descer e apanhei a 'boleia' de outro atleta e fomos a puxar um pelo outro até ao final, mas ao ponto de fazer a média de 4m31s/km nos últimos 2km de uma prova de 20km não estava mesmo nada à espera.
Outros dados:
  • Velocidade média: 12,43 km/h
  • Tempo médio por quilómetro: 4m50s
Objectivo cumprido e aqui ficam os resultados dos 20km de Cascais.

Sem comentários: