segunda-feira, setembro 26, 2011

Meia Maratona de Portugal - Resultado

Ao final de um ano de ter começado a correr com mais regularidade decidi arriscar a meia maratona (21,097 Km), e não poderia haver melhor meia maratona que a de Portugal.

Ao contrário da maior parte das corridas com muita gente, esta consegui começar a correr logo desde a partida, contudo e devido ao meu receio da distância comecei a um ritmo muito mais lento que o normal, costumo no 1º km fazer à volta de 4m30s e desta vez comecei com 5m45s, mas nada que me preocupasse o objectivo principal era mesmo terminar.

Por volta dos 6km de prova comecei a sentir fortes dores nos joelhos, algo que ainda não tinha sentido depois de ter mudado de calçado e receei não conseguir terminar a prova, pois ainda estava numa fase muito inicial e sempre que tive estas dores nos joelhos não consegui durar muito mais a correr. Mas continuei, danado da vida com o meu próprio corpo, não levei cardio-frequencímetro mas de certeza que estava a um ritmo cardíaco muito baixo pois até dava para ir na conversa com as outras pessoas sem estar minimamente ofegante.

À passagem pelos 10km, onde no pior dos cenários deveria estar com 50 minutos, já o relógio marcava 56m40s, o que significava que estava a fazer uma média de 10,59km/h, péssimo mesmo, mas naquele momento só pensava em conseguir terminar.

Na viragem em Sta. Apolónia para retornar ao Parque das Nações por volta dos 12,5km, para meu espanto, os joelhos estavam a dar um pouco de tréguas então depois do abastecimento sólido aos 13km decidi aumentar o ritmo visto que a nível cardíaco não me sentia nada cansado. Dali até ao quilómetro 19 não fui ultrapassado por mais ninguém, claramente estava mais rápido que todos à minha volta.

Aos 19km comecei a ficar sem gasolina no tanque, tive de diminuir aquela passada para um ritmo mais estável, apesar de continuar a ser mais forte do que o que tive na primeira parte da corrida. À chegada à meta tinha demorado 59m25s a fazer os últimos 11,1kms o que dá uma média de 11,21km/h para este troço final, muito superior ao dos primeiros 10km e apesar de eu só ter acelerado o ritmo a 8km do fim. Acredito que por tudo isto consiga com relativa facilidade numa próxima prova descer de 1h50m, que era o meu objectivo inicial, além de conseguir terminar a prova, e ainda para mais numa prova de 20km que já realizei ter demorado pouco mais de 1h40m.

Um nota positiva para os reabastecimentos, bastante regulares de 3 em 3 quilómetros, com águas e bebidas energéticas e ainda 1 abastecimento sólido ao quilómetro 13. Além disso ainda contrataram vários artistas para tocarem ao longo do percurso o que dava um toque agradável à corrida.

Dados da minha prova:
  • Tempo de prova: 1h56m05s
  • Média por cada km: 5m30s
  • Velocidade média: 10,91 km/h

Sem comentários: