segunda-feira, julho 04, 2011

A minha primeira desistência

Sabia que um dia poderia ter de desistir durante uma prova, mas a minha auto confiança e conhecimento da minha tolerância ao esforço diziam-me que talvez esse dia não chegasse tão depressa.

Bem parece que me enganei, no sábado passado entrei na prova da remada musa, que consiste na travessia entre a praia do Peixe em Cascais e a praia de S. Pedro numa distância de 4800 metros. Nunca tinha feito esta distância em mar e em piscina poucas as vezes a tinha feito, mas sabia que se mete-se o meu ritmo constante que a conseguiria fazer em 1h40m-1h45m.

Esqueci-me foi de contabilizar o factor frio, e sendo eu muito magro sofro de frio com alguma facilidade. Apesar dos olhos a arder do sal, das queimaduras por fricção que estava a ficar na zona das axilas devido ao roçar do colete que levei consegui aguentar mais ou menos 1h15m na água, até que comecei a sofrer de hipotermia. Faltavam-me cerca de 1500 metros para o final o que representava mais 25 minutos na água, e iria chegar dentro do tempo que previa, mas o meu cérebro estava a começar a entrar em shut down devido ao frio e antes que acontecesse algo decidi pedir boleia até ao final. A imagem seguinte tem marcado com o ponto vermelho o local onde desisti.
Apesar de ter ido no barco enrolado num cobertor térmico e inclusive o meu colete ter secado durante os 10 minutos que estive com o cobertor, ou seja, estava mesmo calor dentro do cobertor, quando cheguei à praia ainda estava a bater o dente e a tremer por todo o lado.


Sem comentários: